IX Aniversário da Unisseixal - Vamos Cantar o nosso HINO
Foi no passado dia dezasseis de Janeiro que teve lugar no Fórum do Seixal a comemoração do nono aniversário da Unisseixal (Universidade Sénior do Seixal) .
Presentes neste evento comemorativo: o presidente da Câmara Municipal do Seixal Joaquim Santos, presidente da Junta de Freguesia de Corroios Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, presidente da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires, António Santos.
António Luís Pinto da Costa, Mariana Mareco e Amélia Costa, respectivamente reitor, vice-reitora e secretária da Unisseixal moderaram a apresentação.
Da Casa-Mãe da Unisseixal, Casa do Educador, presentes: Tomás de Aquino, presidente, Rosa Duarte, presidente da Cesviver e demais elementos da direcção.
No auditório quase repleto alunos, familiares e professores da Unisseixal.
O Reitor da Unisseixal iniciou a sessão com palavras de congratulação pelo êxito da Unisseixal que, ano após ano, regista maior frequência devido à qualidade e nível das suas aulas estando em vias de ser considerada pela Rutis, uma Universidade de Excelência.
Seguidamente, Mariana Mareco fez uma análise sociológica muito bem documentada pela projecção de slides com gráficos demonstrativos da evolução da frequência desde o ano lectivo de 2006/2007,em que se matricularam 239 alunos e actualmente, no ano lectivo 2015/2016, cuja frequência é de 710 alunos.
Esta análise discriminou também os alunos/as por faixa etária, habilitações literárias e residência, onde constatou que há alunos de outros concelhos, a saber: Setúbal, Almada e Lisboa.
Usaram da palavra o prof. Tomás Aquino, presidente da Casa do Educador, e os autarcas presentes, tendo sido encerrada esta primeira parte com o discurso de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.
A segunda parte começou com uma bonita canção em que Mário Veiga se acompanhou à guitarra.
Seguidamente houve a apresentação de um texto escrito por duas pessoas da direcção da Unisseixal, prof.as Amélia Costa e Mariana Mareco, texto esse muito criativo, personificando metaforicamente todo o êxito do trabalho da Unisseixal ao longo de todos estes anos.
O texto, muito bem encenado e lido poéticamente por Amélia Costa, ia sendo dramatizado sucessivamente por elementos da Casa do Educador e Unisseixal, tendo sido justamente muito aplaudido. Ele vivência os objectivos conseguidos com muito trabalho e dedicação, muita coesão entre as equipas da Casa do Educador e da Unisseixal e que, como aqui se diz, cultivaram a Paz, a Amizade, a Fé, o Conhecimento, a Criatividade, o Amor, a Esperança. A terminar a Animação, veio a canção da Unisseixal ”Eu não sabia”, poema de Casimiro Soares e música num arranjo de Casimiro Soares e Lino Madruga.
Houve ainda a apresentação de alguns ” Momentos da vida da Unisseixal”- um PowerPoint da autoria de Bárbara Maia e Alberto Maia.
Também foram chamados ao palco os responsáveis pelo site, Luisa Bernardo e José Capelo. Luisa Bernardo exemplificou alguns pormenores da elaboração do novo site que terá momentos de cultura e colaboração de alunos.
Por fim foi projectado o Hino da Unisseixal para ser cantado por todo o público presente.
Encerrada a sessão, cá fora aguardava o Bolo de Aniversário para se cantar os Parabéns à Unisseixal e se festejar com champanhe tão prestigiado acontecimento.
Cheio de pompa e circunstância.
Maria Vitória Afonso
Sem comentários ainda