Património Histórico e Natural
Lagar de Azeite Qta do Pinhalzinho
O Lagar de Azeite faz parte hoje da propriedade da empresa de "Transportes Gama, S. A. “que procedeu ao seu restauro e a quem agradecemos a sua amabilidade ao permitir a visita ao nosso grupo e na qual fomos acompanhados pelo neto do fundador Sr. Pedro Gama e também com alguma informação mais de quem trabalhou nesta atividade.
O equipamento principal de fabrico de azeite, que se enquadra nos processos de produção tradicionais: um moinho de três galgas cilíndricas, em granito, acionado por meio de tração animal, utilizado na trituração e moenda da azeitona e uma prensa de duas colunas e parafuso central em ferro, associada a sarilho (através do qual se procedia ao aperto), onde a massa da azeitona, depois de devidamente enseirada e encastelada, era prensada e espremida, extraindo-se o azeite.
Outros apetrechos e vasilhame também existem neste local que merece bem uma visita e damos um tributo especial a uma empresa que se interessou por manter visitável este património.
Visita à ETAR de Cucena
Acompanhados por Engenheiras da Câmara Municipal do Seixal, Técnicas na área, percorremos atentamente as diversas fases do tratamento da água.
1-Pré-tratamento com remoção dos resíduos grosseiros.
Ficando desde já aqui um alerta para a grande quantidade de toalhetes de casa de banho, que continuam a ser colocados nas sanitas e consequente entrada no caudal das águas, quando os mesmos devem ser retirados para resíduos urbanos.
2-Tratamento secundário.
O efluente é conduzido para os tanques de arejamento (tratamento biológico) que promove a depuração da água residual e posteriormente tratamento em Decantadores Secundários.
Após desinfeção o efluente é descarregado para a linha de água, cumprindo os valores de descarga estabelecidos.
Esta ETAR e após várias intervenções, tem capacidade para tratamento de águas residuais urbanas referentes a uma população de 24.000 habitantes que em conjunto com outras faz do Seixal um concelho com tratamento a 100% de águas residuais.
Sem comentários ainda