Realizou-se na passada quinta feira 15 de dezembro, no Auditório da Unisseixal, a primeira Quarta-feira Cultural deste ano letivo, que esteve a cargo da senhora Reitora, Professora Mariana Mareco e cujo tema foi “Envelhecimento Ativo e Saudável”.
Deixamos aqui alguns apontamentos do que foi abordado pela Professora Mariana Mareco nesta primeira “Quarta-Feira Cultural”.
Na verdade, este tema parece vir mesmo a propósito, se tivermos em conta que muitas famílias, por força da pandemia que continua a nos atormentar, sofrem do isolamento a que estão sujeitas. Aqui entra o papel que desempenha uma Universidade Sénior que é uma instituição que procura promover o envelhecimento ativo e a aprendizagem num ambiente informal, combater o isolamento da população idosa, evitar a exclusão social e fomentar a intergeracionalidade, através de um conjunto de atividades diversas.
Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo física e psicologicamente.
A prática de atividades físicas como caminhadas, jogos em grupo etc (dentro dos limites de cada um) é essencial. Fazer uma alimentação saudável, rica em minerais e fibras, evitando os açúcares que podem levar ao desenvolvimento de doenças, sem nunca nos esquecermos da importância da água que deve estar sempre bem presente e que é responsável pelo transporte de nutrientes às células, ajuda na digestão e melhora o desempenho do coração.
As funções mentais e cognitivas têm uma enorme importância na autonomia da pessoa idosa. Estas capacidades têm tendência a diminuir com a idade. Para combater esta tendência devemos praticar a leitura, os treinos de memória, as atividades com as mãos e o convívio com outras gerações. Continuar a estudar na Terceira Idade tem também um impacto positivo na saúde.
São muitas as formas para garantir o bem-estar e a alegria de viver. Basta que cada um encontre a sua.
Não acreditamos na velhice como sinónimo de derrota. Velho é aquele que desanimou, perdeu o ideal.
Sejamos sempre jovens, em qualquer idade.
BM/AM
Sem comentários ainda