"Desmistificar os temas sobre Morte e Eutanásia"
No prosseguimento da iniciativa da Unisseixal de proporcionar aos seus alunos e professores a realização de vários eventos no corrente mês sob o lema “Julho Com Vida” realizou-se ontem dia 12 no auditório uma sessão denominada “Desmistificar os temas sobre a Morte e Eutanásia” conduzida pelo Dr. Nelson Pereira (Psicólogo), professor da Universidade desde o presente ano letivo.
Este foi apresentado à assembleia pelo prof. Carlos Jesus, membro da direção da Unisseixal, tendo a sessão sido introduzida pelo também nosso professor e Psicólogo Dr. Vitor Vitorino.
No inicio, o Dr. Nelson solicitou aos presentes que alvitrassem expressões ou sentimentos em que o tema morte estivesse presente, e daí partiu-se para o seu desenvolvimento com intervenções de muitos colegas, o que foi sempre seguido com a maior atenção e interesse pelos assistentes.
No que toca à eutanásia, questão também muito participada, foi referido que há ainda muita gente mal informada sobre o assunto ou sobre a morte assistida, que difere da primeira na forma como são administrados os fármacos.
Que a aprovação de uma lei que a permitisse, devidamente regulada, não é feita para tirar a vida a ninguém.
Será sim o reconhecimento ao indivíduo de ter o direito e a liberdade de em determinado momento fazer uma escolha, a qual ninguém é obrigado a seguir, sendo assim um ato livre de vontade, tal como é o de escolhermos fumar ou não, ou tomar uma decisão sobre um processo de aborto.
Para encerramento da sessão o Dr. Nelson escolheu um slide com a frase do pensador e escritor francês Vitor Hugo – “A água não corre, forma um pântano; a mente que não pensa forma um um tolo”
Com a imagem de que nunca devemos deixar de raciocinar e tomar as nossas próprias decisões sobre as questões que se nos apresentem, deixo o meu agradecimento aos nossos professores e à Unisseixal pela possibilidade de participar nesta troca de ideias, sentimento que será partilhado pelos colegas presentes.
Texto de Hugo Morais
Sem comentários ainda