No âmbito da Turma de Questões Ambientais – Prof. Mariana Mareco, realizou-se uma visita de estudo, em 15 de março de 2016 a Évora, Cidade Património da Humanidade.
Évora é uma cidade de grande valor patrimonial, com um interessantíssimo Centro Histórico que tivemos a possibilidade de conhecer, um dos mais ricos em monumentos, o que lhe valeu o título de Cidade-Museu, e que em 1986 foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
A visita centralizou-se, sobretudo, nos aspetos arqueológicos mais importantes desta cidade, nomeadamente: Rossio de S. Braz, Jardim Público (busto de Florbela Espanca, estátua de Vasco da Gama e as ruínas do Palácio de D. Manuel), Igreja Real de São Francisco, o renovado e interessante Museu Regional de Évora, sendo o seu ex-libris o Templo Romano, as Termas Romanas, a imponente Catedral de Évora, Igreja e Convento da Graça (messe dos Oficiais), Igreja da Misericórdia, e a importante Praça do Giraldo, etc.
Após o almoço, fomos visitar a Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país, fundada em 1 de Novembro de 1559 pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, mais tarde Rei de Portugal. O Colégio do Espírito Santo espetacular edifício da Universidade de Évora assenta numa planta quadrangular que envolve um grandioso claustro, também conhecido por Pátio dos Gerais e no centro deste pode ver-se um chafariz.
Percorremos os corredores do Pólo principal da Universidade e as várias salas do colégio que estão revestidas com lindíssimos azulejos barrocos alusivos às matérias aí ensinadas – Matemática, Astronomia, Física e Belas Artes – ou a temas decorativos.
De regresso ao Seixal, fizemos uma visita panorâmica à cidade, para vermos as suas muralhas e as várias portas da entrada da cidade (Alconchel, Alagoa, Aviz, de Moura, do Raimundo e Nova).
Além da vertente cultural, os alunos conviveram e denotaram bom sentido de orientação na visita a alguns monumentos e pontos de interesse, com a ajuda do folheto que nos foi fornecido pela nossa professora Mariana Mareco.
O balanço final da visita foi muito positivo, o grupo estava satisfeito e com vontade de voltar, foi um dia cheio de património e culturalmente muito rico.
Bárbara e Alberto Maia
Clicar na foto abaixo para ver reportagem completa em fotos por
Sem comentários ainda