Museu da Lourinhã e ao Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro
No passado dia 6 de fevereiro de 2019, no âmbito da disciplina de Educação Ambiental II (Professora Mariana Mareco), realizou-se uma visita de estudo ao Museu da Lourinhã e ao Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro.
O Museu da Lourinhã apresenta três exposições - Etnografia, Paleontologia e Arqueologia.
Na exposição de Etnografia podemos observar ferramentas de trabalho de várias profissões, algumas já desaparecidas. Visitamos também uma casa saloia onde observamos o modo de viver do nosso povo, no século passado.
Na exposição de Paleontologia vimos fósseis e réplicas de Dinossauros, onde existe um chamado Lourinhanosauros em virtude de ter sido encontrado nesta região.
Nas salas de Arqueologia explicaram a evolução da Terra e a evolução do ser humano até aos dias de hoje.
Ainda na Lourinhã fizemos uma breve visita à Igreja do Convento de Santo António, construída em 1601, que pertencia à ordem franciscana. É uma igreja de uma só nave com abóbada em berço. As paredes são forradas de painéis de azulejos figurativos, azuis e brancos, do século XVIII.
Após o almoço no Vimeiro seguimos para o campo onde foi travada a batalha do Vimeiro em 1808, onde os portugueses com os aliados ingleses derrotaram o exército francês, pondo fim à Primeira Invasão francesa.
Neste campo existe um monumento comemorativo da batalha - Padrão do Vimeiro-inaugurado pelo rei D. Manuel II, no primeiro centenário da batalha, e o Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro onde foram explicados os acontecimentos referentes à referida batalha. Também podemos observar diverso armamento, fardamento e documentação da época e peças arqueológicas únicas.
Houve ainda oportunidade de visitar a Fábrica de Águas do Vimeiro, onde assistimos a todo o processo de enchimento e embalagem das duas linhas de produção: em plástico e em vidro, que labora durante 16 horas, em dois turnos.
De volta ao Seixal passamos pela Praia de Sta. Cruz onde pudemos admirar a belíssima paisagem e o aproximar de pôr do sol.
Parabéns à Unisseixal., na pessoa da Prof. Mariana Mareco, por nos ter proporcionado esta visita de estudo donde viemos culturalmente mais ricos.
Texto e Fotos de Teresa Fuschini
Sem comentários ainda